ARACAJU

A CAPITAL DA QUALIDADE DE VIDA NO BRASIL.


Bandeira do Município de Aracaju.
Aracaju, no termo tupi, Arákaîu, significa "cajueiro das araras"
(ará, arara + akaîu, cajueiro).

Aracaju, Município e Capital do Estado de Sergipe, no Brasil, fundada em 1855, foi a segunda Capital planejada de um Estado brasileiro. Está localizada no litoral da região Nordeste do país, sendo cortada por rios como Sergipe e o Poxim, e sua costa banhada pelas águas do Oceano Atlântico. Possui uma área de 181,8 km², limitando-se com os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas. Atualmente, segundo dados do IBGE, possui uma população de 571.149 habitantes. A localização da cidade a torna um importante ponto estratégico enquanto centro urbano, econômico, cultural e político do país, mesmo sendo a menos populosa do nordeste. 

Vista aérea de Aracaju: Avenida Beira Mar.

É apontada como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do Brasil, a menor com desigualdade do Nordeste, sendo considerada como a Capital da qualidade de vida do país. Sempre inovadora, após ser exemplo nacional na execução do planejamento das ciclovias nos projetos de deslocamento urbano, instalou diversas plataformas com bicicletas no decorrer da cidade, estimulando a prática de atividade física, implantando um sistema de transporte limpo e eficiente. Também oferece integração entre os principais terminais de ônibus nas imediações das principais faculdades e áreas de lazer da cidade, sendo possível monitorar as linhas de ônibus em tempo real via GPS. A Capital é uma das mais seguras do Nordeste. 

Caju Bike. Foto: Sérgio Silva.

Possui os custos de vida mais reduzido do país, contudo, também investiu na criação de hostels. No evento esportivo da Copa do Mundo do Brasil de 2014, Aracaju tornou-se Centro de Treinamento da seleção da Grécia, possuindo como palco o Estádio Lourival Batista, mais conhecido como Batistão, e hospedando os membros da seleção na região da Orla de Atalaia, o belíssimo e admirado cartão postal da cidade. 

Orla de Atalaia: região dos lagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário