SERGIPE

O PEQUENO GRANDE ESTADO DO BRASIL.



Bandeira do Estado de Sergipe.
Sergipe, no termo tupi, significa "no rio dos siris", referindo-se ao Rio Sergipe.
[siri (siri), `y (rio) epe (em)].
 
Em 8 de julho de 1820, Sergipe emancipou-se da Bahia, tornando-se categoricamente província quatro anos após a emancipação, e, a Estado, após a Proclamação da República em 1889.

Estátuas de personalidades da história. Orla de Atalaia.

Ocupando uma área total de 21.915,116 km², Sergipe é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Situado na região Nordeste do país, é o menor dos estados brasileiros. Tem por limites o oceano Atlântico a leste, o Estado da Bahia a oeste e sul, e o Estado de Alagoas a norte. A população foi recenseada em 2.068.017 habitantes em 2010. A maior cidade é a Capital, o Município de Aracaju, também sede da região metropolitana, que inclui os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. 

Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros.

Itabaiana, Lagarto e Estância, todas com 50 mil habitantes, são outras cidades importantes para o Estado de Sergipe. São 75 municípios nas mesorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos (subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões, ou seja, foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui uma entidade política ou administrativa).

Mapa de Sergipe.

A extração de petróleo, gás natural, calcário e potássio, principais minerais de Sergipe, é um fator da economia sergipana, como também a atividade agrícola, com o cultivo da cana de açúcar, laranja e coco.

Praia de Aracaju. Ao fundo, plataformas da Petrobrás. Foto: site ozureias.

Em 8 de julho de 1820, Sergipe emancipou-se da Bahia, tornando-se categoricamente província quatro anos depois, e a Estado, após a Proclamação da República, em 1889.

Vista parcial de Aracaju.

Caetano Holanda Teixeira Jr.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário