CULTURA

CONHEÇA UM POUCO DA CULTURA SERGIPANA.

LITERATURA

Dentre os principais escritores sergipanos se destaca Tobias Barreto, fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras. A localidade onde nasceu, a Vila de Campos do Rio Real, foi posteriormente rebatizada com o seu nome e hoje é o Município de Tobias Barreto.

Tobias Barreto.
Membro da Academia Brasileira de Letras.
Sergipano.


MÚSICA


Praticamente inexistiu, até a década de 1970, a chamada "música popular sergipana", que surgiu trazendo temática local para as letras. Cantores como Chiko Queiroga e Antônio Rogério trazem em suas canções elementos do folclore sergipano.


Foto: Filippe Araújo/Portal Infonet
Cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério.

A música contemporânea traz uma mistura de ritmos folclóricos nordestinos com o reggaeromantismorock e a música eletrônica. Nessa vertente estão as bandas e cantores José Augusto SergipanoSulancaLacertaeNaurêa e Maria Scombona. Outros nomes importantes da música no estado são a banda de rock The Baggios, a cantora Amorosa e a banda de forró Calcinha Preta.


Foto: http://salimsalmilas.blogspot.com.br/
Banda Naurêa.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe foi fundada em 1985, mas somente a partir de 2006 passou a ter uma temporada regular de concertos. Seu diretor artístico é o maestro Guilherme Mannis. 


Foto: http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/
Orquestra Sinfônica de Sergipe.


CINEMA

Em Sergipe, atualmente existe apenas dois complexos de cinemas, ambos pertencentes a rede Cinemark e localizados na capital do estado. Atualmente, Aracaju é a cidade com maior número de salas da rede Cinemark no NordesteNo dia 25 de janeiro de 2013, foi inaugurado o primeiro complexo de cinemas fora da capital, localizado no shopping de Nossa Senhora do Socorro.

Atualmente:
  • Cinemark - Shopping Jardins (9 salas) - 3 salas 3D.
Foto: web.
Cinema do Shopping Jardins.
  • Cinemark - Shopping Riomar (5 salas) - 2 sala 3D.
Foto: arquivo infonet.
Cinema do Shopping Riomar.
  • Cinesercla - Shopping Prêmio (4 salas) - 1 sala 3D.
Foto: http://sergipeemfotos.blogspot.com.br/
Cinema do Shopping Prêmio.
  • Cine Vitória - Mini Shopping Rua do Turista (1 sala)
Foto: web.
Cinema do Mini Shopping Rua do Turista.


TEATRO


Eventualmente, são encenadas peças teatrais em Sergipe, são apresentações de grupos locais e também de sucessos de público nacionais. Os teatros mais importantes do estado são o Teatro Tobias Barreto, O Teatro Lourival Batista e o Teatro Atheneu, este último foi aberto depois das reformas.

Foto: Fabiana Costa/Secult.
Teatro Tobias Barreto.
http://www.ttb.se.gov.br/

Foto: Fabiana Costa/Secult.
Teatro Tobias Barreto.
http://www.ttb.se.gov.br/

Foto: Fabiana Costa/Secult.
Teatro Tobias Barreto.
http://www.ttb.se.gov.br/

Foto: Fabiana Costa/Secult.
Teatro Lourival Batista.


Foto: Fabiana Costa/Secult.
Teatro Atheneu.
http://www.teatroatheneu.se.gov.br/

Foto: Fabiana Costa/Secult.
Teatro Atheneu.
http://www.teatroatheneu.se.gov.br/

FOLCLORE


folclore sergipano é rico e diversificado, reunindo elementos da cultura indígenaafricana e europeia. Dentre as muitas manifestações folclóricas destacam-se o ReisadoParafusos, Guerreiros, Lambe-Sujos e Caboclinhos, Cacumbi, Taieira, Samba de Parelha, São Gonçalo.


Foto: Edson Araújo.
Apresentação folclórica em Sergipe.

Anualmente é realizado o Encontro Cultural de Laranjeiras, um evento que reúne musicais, apresentações de grupos folclóricos, grupos de discussão e exposições sobre o folclore no estado.


Foto: web.
Encontro Cultural de Laranjeiras.

ESPORTES

futebol é o esporte mais popular. Inaugurado em 1969 o Estádio Estadual Lourival Baptista, também conhecido como Batistão em homenagem a renomado locutor desportivo local, é a maior arena de futebol de Sergipe e abriga as principais partidas de clubes sergipanos em competições nacionais e regionais. Além disso em conjunto com o estádio apresenta-se o principal ginásio em Sergipe, Ginásio Constâncio Vieira. Trata-se do principal complexo desportivo do Estado que se encontra na área nobre da capital Aracaju.


Foto: web.
Imagem aérea do Estádio Batistão e Ginásio Constâncio Vieira.
Bairro 13 de Julho, Aracaju/SE.

Atualmente o estado desponta como um dos maiores promissores na gestação de atletas que se projetam não só nacionalmente como mundialmente. Nascido na cidade de Lagarto, o fenômeno Diego Costa tem ganhado cada vez mais a atenção da modalidade futebolística a nível mundial.


Foto: web.
Diego Costa, jogador de futebol profissional.
Nascido em Lagarto,
atualmente atua na Europa e participou
da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, representando
a Seleção da Espanha.

Historicamente, o estado sempre apresentou tradição na modalidade esportiva do handebol servindo muitas vezes como base para a seleção nacional. Ademais, nas artes marciais, a karateca Mariana Dantas conquistou o campeonato mundial júnior da modalidade e o ex-pugilista Adilson José Rodrigues, conhecido como Maguila, foi o primeiro brasileiro campeão mundial peso pesado.


Foto: Agência Estado.
O ex-pugilista Maguila, nascido em Aracaju/SE.


FESTAS E EVENTOS


Forró caju é um dos maiores eventos juninos do nordeste do Brasil, com cerca de 140 atrações locais e nacionais reunidas durante 14 noites na praça de eventos entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz. O evento é gratuito e faz parte do calendário junino brasileiro. Organizada pela Prefeitura de Aracaju, a festa atrai um público de 1 milhão de pessoas em cada edição.


Foto: web.
Forró Caju, Mercado Central em Aracaju/SE.

Criado em 1992, o Pré-Caju é uma prévia carnavalesca que reúne bandas de axépagode e outros ritmos, e que acontece anualmente na capital Aracaju. É considerado um dos maiores eventos desse tipo no Brasil e faz parte, oficialmente, do calendário turístico e cultural da cidade desde 1993. Outras micaretas famosas são: o Micabã e a Festa de Senhora Sant´ana ambos realizados no município de Aquidabã e a Micarana, no município de Itabaiana. Há também a Festa de "Zé Pereira" comemorada no Carnaval, na cidade ribeirinha de Neópolis, que faz divisa com Penedo, Alagoas, que ocorre em todos os dias de carnaval; acompanhada de músicas carnavalescas toda a população brinca, um melando os outros com diversas coisas.


Foto: web.
Pré-Caju, Avenida Beira Mar.
Bairro 13 de Julho, Aracaju/SE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário