INFRAESTRUTURA

CONHEÇA A INFRAESTRUTURA DE SERGIPE.


EDUCAÇÃO


Foto: Ascom/UFS.
Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Entre as instituições do ensino superior tem-se: a Universidade Federal de Sergipe, pública, a Universidade Tiradentes - universidade privada - e várias faculdades privadas.

Há, ainda, o Instituto Federal de Sergipe, com campi em Aracaju, São Cristovão, Lagarto e outras cidades do estado.

Nos bairros e conjuntos, há as escolas públicas, administradas pela prefeitura ou pelo estado. Uma das mais antigas, em que estudaram importantes políticos do estado, é o Colégio Atheneu, localizado no Centro de Aracaju.

Das escolas particulares, as que mais se destacam, são: Colégio do Salvador, Colégio Arquidiocesano, Colégio Amadeus, Colégio de Ciências Pura e Aplicada, Colégio Master, Colégio Ideal e Colégio Salesiano, as quais fazem parte das que tiveram melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio no estado de Sergipe.


ENERGIA


Foto: http://www.nascimento.com.br/Conteudo/Xingo
Usina de Xingó.

Usina Hidrelétrica de Xingó está instalada no Rio São Francisco, na divisa com Alagoas. Agora em janeiro de 2013 fora inaugurada a Usina de Energia Eólica no município da Barra dos Coqueiros, com produção para contemplar mais de 120 mil habitantes, e cerca de 35 MW.


MÍDIA

Foto: http://www.belezasergipana.com/2011/04/novo-diretor-superintendente-da-tv.html
TV SERGIPE, Aracaju/SE.

A primeira emissora de televisão do estado foi a TV Sergipe, inaugurada em novembro de 1971 como afiliada da extinta Rede Tupi. Em 1974, passou a integrar a Rede Globo de Televisão. Em 2009, a TV Atalaia fez a primeira transmissão do sinal de televisão digital no estado. A TV Sergipe dá início à transmissão de TV Digital em março de 2010.

Em Sergipe, há seis emissoras de televisão, sendo quatro por televisão aberta e duas por televisão por assinatura. As abertas são a TV AperipêTV SergipeTV Atalaia e a TV Canção Nova Aracaju, e as por assinatura +TVC e TV Alese.

Em relação a afiliadas das cinco principais redes de televisão aberta, o estado conta com afiliadas a Rede Globo (TV Sergipe) e a Rede Record (TV Atalaia).

Existe também, uma emissora pública, a TV Aperipê, afiliada a TV Brasil, e a legislativa, a TV Alese.

Há uma emissora geradora de programação católica, a TV Canção Nova Aracaju.

Há ainda, uma outorga para geradora de televisão educativa, na Barra dos Coqueiros, a qual ainda não está sendo utilizada. E uma concorrência para geradora comercial na capital Aracaju, em curso desde dezembro de 2009.


SAÚDE


Foto: Ascom/MP.
Hospital de Urgência de Sergipe.
Aracaju/SE.

O Hospital de Urgência de Sergipe é o maior hospital público do estado.

Dos hospitais particulares, os maiores são o Hospital São Lucas, localizado no bairro São José e o Hospital Primavera, localizado no Bairro Jardins.

Existem nos bairros e conjuntos, tanto da capital, quanto do interior, 45 unidades de saúde, as quais realizam atendimentos considerados de baixa densidade tecnológica, como por exemplo, consultas de enfermagem, médicas, imunização, curativos, reuniões, rodas de conversa, entre outros serviços que compõem a atenção primária à saúde.


SEGURANÇA PÚBLICA


Foto: http://febaguam.blogspot.com.br/2014/01/guarda-municipal-de-aracaju-se-recebe.html
Segurança pública em Sergipe.

Polícia Militar do Estado de Sergipe foi criada em 1835 com a denominação de Corpo Policial da Província. Historicamente a Corporação seguiu o mesmo percurso das demais Polícias Militares. Em 1917 passou a Força Auxiliar do Exército. E em 1920 foi reestruturada como um Batalhão Policial, com uma Seção de Bombeiros. A partir de 1946 passou a desenvolver a configuração atual, constituindo progressivamente as atuais modalidades de policiamento.

A Polícia Militar do Estado de Sergipe conta, atualmente, com: Comando-Geral, Estado-Maior e oito batalhões em todo o estado: três naGrande Aracaju (1º, 5º e 8º) e os demais no interior (2º, 3º, 4º, 6º e 7º). Além do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial, de Operações Especiais e de Policiamento de Guardas. Fazem parte, ainda, as companhias de Polícia Rodoviária, de Trânsito, de Choque, Fazendária, Escolar, Radiopatrulha, Ambiental e dez companhias de Polícia Comunitária.

Polícia Civil do Estado de Sergipe, também subordinada ao Governador por meio da Secretaria de Segurança Pública, tem a missão, dentro do território sergipano, de exercer, com exclusividade, as funções de Polícia Judiciária, procedendo a investigação pré-processual e a formalização de atos investigatórios relacionados com a apuração de infrações penais, especialmente inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e outros procedimentos correlatos, bem como praticar atos necessários a assegurar a apuração de infrações penais, inclusive o cumprimento de mandado de prisão, a realização de diligências requisitadas, fundamentadamente, peloPoder Judiciário ou Ministério Público, e o fornecimento de informações para a instrução processual.

Possui, como estrutura operacional, a Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (COPCAL), responsável pelas delegacias na cidade de Aracaju e sua região metropolitana, e a Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (COPCIN), responsável pelas delegacias de polícia do interior do estado. Possui, ainda, o Centro de Operações Policiais Especiais, ao qual estão subordinados a Divisão de Telecomunicações (DITEL) e a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL).

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe foi criado em outubro de 1920, com a denominação de Seção de Sapadores Bombeiros, subordinado à Força Pública do Estado, atual Polícia Militar. Em 1936, passou a designar-se como Companhia de Bombeiros, e foi transferido para a administração do Município de Aracaju. Em 1955, foi transformado no Corpo de Bombeiros Municipal de Aracaju. Em 1984 a Corporação foi transferida do Município para o Estado, e incorporada à Polícia Militar com a estrutura operacional de batalhão. Em 1999, desvinculou-se da PMSE, passando a dispor de autonomia administrativa e financeira própria.

Possui, ao todo, cinco Grupamentos no estado, distribuídos dessa forma: 1º GBM - Aracaju; 2º GBM - Estância; 3º GBM - Itabaiana; 4º GBM - Grupamento de Salvamento Marítimo (com viaturas de salvamento e combate à incêndio) - Aracaju; e 5º GBM - Nossa Senhora do Socorro.


LAZER PÚBLICO


Foto: http://febaguam.blogspot.com.br/2014/01/guarda-municipal-de-aracaju-se-recebe.html
Zoológico de Aracaju/SE.

Em várias cidades do estado, as praças, localizadas principalmente no Centro, são os principais lugares onde as pessoas costumam se reunir para descansar e conversar.

Na cidade de Japaratuba, há o Banho do Prata, nascente de águas cristalinas, onde nos finais de semanas, há a reunião de várias pessoas. Em Aquidabã encontramos a Lagoa do Vigário centro de entretenimento regional. Sua nova orla atrai os jovens da cidade e pode-se presenciar no final da tarde um dos mais belos pôr do Sol do estado.

Já na capital, além de praças localizadas em diversos bairros e conjuntos, há também os parques públicos, que são vastas áreas verdes, com muitas plantas e árvores e em um deles, o maior da capital, há ainda um zoológico, com várias espécies de animais.

Os principais parques são o Parque da Sementeira (Bairro Jardins), Parque da Cidade (Bairro Industrial) e o Parque dos Cajueiros (Coroa do Meio).


TRANSPORTE PÚBLICO


Foto: http://joedsontelles.com.br/2013/07/26/
Terminal de ônibus de integração do centro da cidade.
Aracaju/SE.

Em Aracaju, há o Sistema Integrado de Transporte, que compreende terminais de ônibus para integração e linhas alimentadoras, que levam os passageiros dos bairros para os terminais, onde embarcam em outros ônibus, que os levam para seus destinos. Há linhas que passam por dois ou três terminais, levando os passageiros ao centro da capital ou até a Região Metropolitana.

As empresas que fazem parte do sistema de transporte público integrado da capital e da Região Metropolitana são: Viação Progresso/Transporte Tropical (Grupo Progresso), Viação Modelo/Capital Transportes (Grupo FretCar) e Viação Atalaia (Grupo Itamaracá).

Há também o transporte alternativo, realizado por ônibus e micro-ônibus, alguns dos quais contam com ar condicionado, poltronas reclináveis e acesso a internet sem fio. São duas linhas: uma que passa pela Avenida Hermes Fontes e a outra pelo Shopping Jardins, ambas encerrando o percurso no centro de Aracaju.

As empresas que fazem o transporte alternativo são: Viação São Pedro e Viação Cidade Histórica (Grupo Bomfim).

Os táxis de Aracaju pertencem tanto a cooperativas quanto a particulares e são caracterizados por sua cor branca, uma placa acima do veículo e adesivos nas latarias.

Em Aracaju, a atividade dos mototaxistas ainda não foi regulamentada e não há previsão para que ocorra.


TRANSPORTE


Foto: http://bolandonasarjeta.blogspot.com.br/p/sergipe-um-lindo-estado.html
Aeroporto Internacional de Aracaju.

Duas rodovias federais cortam o estado, a BR-101, no sentido sul-norte, em fase de duplicação em toda sua extensão desde o ano de 2010, com previsão de entrega no final do ano de 2014 havendo alguns trechos já entregues em especial no sentido sul até o município de Estância, e ao norte até a entrada do município de Riachuelo e a BR-235, no sentido oeste-leste.

Aeroporto Internacional de Aracaju (Aeroporto Santa Maria) é o único do estado administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Nele, circulam, diariamente, 6.000 pessoas e há operações de helicópteros que transportam passageiros para plataformas de petróleo no litoral do estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário